Reforma do ensino do Português no liceu
Neste início de ano letivo, é importante esclarecer alguns pontos sobre a reforma do ensino do Português no liceu, que se enquadra plenamente nas missões da AEFE.
Objetivos da reforma
- Reforçar o ensino do Português, língua do país de acolhimento;
- Valorizar as competências linguísticas e culturais dos alunos lusófonos e não lusófonos;
- Promover o plurilinguismo e o pluriculturalismo no nosso estabelecimento escolar.
Principais alterações
Transição após dois anos de ensino em PLA (Português Língua Não Materna) para o PLL (Portugais Língua e Literatura) para todos os alunos até à 3ème, à exceção dos recém-chegados na 4ème e na 3ème;
- Uniformização dos horários no ensino básico (collège) : 4 horas de língua et 1 hora de Civilização para todos os alunos (PLA e PLL);
- Os alunos, quer frequentem o PLA quer o PLL, assistem às aulas de Civilização;
- Adaptação dos programas de PLA, para facilitar a transição dos alunos para PLL.
Vantagens para os alunos
- Valorização das competências linguísticas reais;
- Consolidação dos conhecimentos da língua e cultura portuguesas;
- Preparação para o ensino superior;
- Valorização do plurilinguismo no futuro percurso escolar e profissional;
- Possibilidade de realização de certificações de Português reconhecidas internacionalmente.
Medidas de acompanhamento / Avaliação
- Numa primeira fase, as avaliações e/ou o material poderão ser diferenciados, quando o professor o considerar pertinente;
- A avaliação em Civilização dos alunos recém-chegados consistirá numa apreciação da sua motivação e empenho;
- No ciclo terminal (1ère e Tale), já vigora uma dupla avaliação para os alunos inscritos em PLL:
– Avaliação em PLL (programa de língua materna), de acordo com os critérios do Ministério da Educação Nacional Português. Para o acesso ao ensino superior português, contam a média da avaliação contínua (avaliações de PLL), a classificação obtida no exame regional no fim da Tale e as classificações CIF da 2e, 1ère e Tale;
– Avaliação em PLA das competências (Compreensão e Expressão orais e escritas) para os LVA / LVB / LVC, de acordo com as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CECRL). Contam para a média do Baccalauréat as classificações obtidas em LVA / LVB / LVC, constando nos boletins enviados ao Parcoursup;
O exame regional no fim da Tale avalia a compreensão escrita e oral, assim como a expressão escrita, segundo o CECRL. Destina-se a todos os alunos inscritos em LVA que queiram ingressar no ensino superior portugês, quer frequentem o PLL ou o PLA.
Em suma, esta reforma visa adaptar melhor o ensino do Português às competências e necessidades reais de todos os alunos, ao mesmo tempo que lhes oferece novas oportunidades para seu futuro académico e profissional, e enquadra-se plenamente nas missões e valores da AEFE, reforçando a qualidade do ensino e promovendo o plurilinguismo e o pluriculturalismo.
As equipas de PLL e de PLA
A proviseure do Lycée Français Charles Lepierre,
Pascale Gautrot-Lamoureux