Apresentação & currículo
O LFCL oferece um ensino rigoroso que segue o currículo escolar estabelecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. O colégio assinala o ingresso dos alunos no ensino secundário francês (2.º e 3.º ciclos do ensino básico português). Encontra-se organizado em quatro níveis, da «sixième» (6.º ano) à «troisième» (9.º ano), e estruturado em ciclos pedagógicos. O colégio enfatiza as línguas, o aprofundamento e a expansão dos saberes fundamentais, bem como o desenvolvimento individual do aluno.
Associado ao ciclo 3, o ano de «6ème» (6º ano) tem como objetivo consolidar os conhecimentos fundamentais da escola primária e introduzir os alunos nas disciplinas e nos métodos próprios do ensino secundário francês. Nos anos de «5ème» (7.º ano), «4ème» (8.º ano) e «3ème» (9.º ano) (ciclo 4, ciclo dos aprofundamentos), os alunos aprofundam e expandem os seus saberes e know-hows. Enriquecem gradualmente o seu percurso com opções facultativas. No ano de «3ème» (9.º ano), o aluno elabora o seu projeto profissional, prepara-se para as provas do «Diplôme National du Brevet» (DNB) e o ingresso no ano de «Seconde» (10.º ano).
Ensino no colégio
O colégio valida a aquisição da base comum de competências, conhecimentos e cultura.
A base comum de conhecimentos e competências apresenta o que qualquer aluno deve saber e dominar no final da escolaridade obrigatória. É constituída por oito competências:
- Língua francesa na oralidade e na escrita
- Linguagens matemáticas, científicas e informáticas
- Representações do mundo e atividade humana
- Línguas estrangeiras e regionais
- Sistemas naturais e sistemas técnicos
- Linguagens das artes e do corpo
- Formação da pessoa e do cidadão
- Métodos e ferramentas de aprendizagem
O colégio é então dividido em dois ciclos de aprendizagem:
- O final do ciclo 3 (ciclo de consolidação) para as turmas de «CM1/CM2/6ème» (4.º, 5.º e 6.º anos)
- O ciclo 4 (ciclo dos aprofundamentos) abrange as turmas de «5ème» (7.º ano), «4ème» (8.º ano) e «3ème» (9.º ano).
O ciclo 4, ciclo dos aprofundamentos, abrange as turmas de «cinquième» (7.º ano), «quatrième» (8.º ano) e «troisième» (9.º ano). Permite que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos e competências em diversas áreas disciplinares. Cada aluno prepara gradualmente, no âmbito, inclusive, de diversos percursos educativos (Futuro, cidadão, educação artística e cultural, saúde), a prossecução dos seus estudos para uma futura integração no mundo económico e profissional. O ano de «troisième» (9.º ano) oferece aos alunos a oportunidade de participar numa sequência de sessões de observação em contexto profissional.
No colégio, todos os alunos seguem o mesmo currículo em todas as disciplinas.
No final do ano de «3ème» (9.º ano, último ano do colégio francês), os alunos devem determinar a sua escolha de orientação para saber se pretendem e podem:
- transitar para o ano de «2nde générale» (10.º ano da via de ensino geral) no LFCL (liceu geral)
- transitar para o 10.º ano da via de ensino geral no sistema educativo português
- ingressar para a via de ensino profissional na França ou em Portugal
Referências anuais de progressão e expectáveis no final do ano.
Currículos
Português: 3h a 5h consoante o grupo
«6ème» (6.º ano): EIST Ensino Integrado de Ciências e Tecnologia 2,5h
«3ème» (9.º ano): integração da tecnologia 1h semanal
Percurso linguístico
Língua de ensino: francês
Língua estrangeira 1: Inglês
A partir do ano de «5ème» (7.º ano):
Língua estrangeira 2: escolha entre alemão, espanhol e italiano
Latim (ensino opcional):
- 1h a partir do ano de «5ème» (7.º ano)
- 3h nos anos de «4ème» (8.º ano) e «3ème» (9.º ano)
Horários
Horários do portão no secundário
Horários das aulas
7h55 Entrada dos alunos
Início da aula 8h00 / Fim da aula 8h55
Início da aula 9h00 / Fim da aula 9h55
Início da aula 10h00 / Fim da aula 10h50
Recreio: 10h50 – 11h10
Início da aula 11h10 / Fim da aula 12h00
Início da aula 12h05 / Fim da aula 12h55
Pausa para almoço: 12h55 – 14h05
14h00 Entrada dos alunos
Início da aula 14h05 / Fim da aula 15h00
Início da aula 15h05 / Fim da aula 16h00
Recreio: 16h00 – 16h15
Início da aula 16h15 / Fim da aula 17h05
Início da aula 17h10 / Fim da aula 18h00
Equivalência com o sistema português
Serviço de vida escolar
O Conselheiro Principal de Educação (CPE) organiza o serviço de vida escolar e coordena os Auxiliares de Educação.
As responsabilidades do serviço de vida escolar são divididas em três áreas:
funcionamento do estabelecimento de ensino: controlo do número e da assiduidade dos alunos, vigilância e segurança dos alunos;
colaboração com o pessoal docente: trocas de informação com os professores sobre o comportamento e o desempenho escolar dos alunos, nomeadamente em caso de dificuldade ou absentismo, para definir soluções em conjunto; participação no conselho de professores e nos conselhos de turma, colaboração na implementação dos projetos;
animação educativa: relações e contactos diretos com os alunos a nível coletivo (turmas ou grupos) e a nível individual (comportamento, trabalho, problemas pessoais); sala de convívio dos alunos do colégio e sala de convívio dos alunos do liceu e organização dos tempos de lazer; organização da concertação e da participação (formação, eleição e reuniões dos alunos delegados de turma, participação nos conselhos de estabelecimento).
Material escolar & manuais
A lista pode ser consultada no nosso artigo dedicado ao início do ano letivo: clique aqui