Orientação depois do ano de «seconde» (10.º ano)

Orientar-se depois depois do ano de «seconde» (10.º ano)

A escolha do agrupamento do «baccalauréat» (exame final do ensino secundário francês) é efetuada em várias etapas, durante todo o ano letivo da turma de «seconde» (10.º ano).

Primeiro período: Adaptar-se

  • Os alunos devem adaptar-se às novas exigências do liceu depois do colégio.
  • A orientação é uma prioridade e ensinos de exploração permitem descobrir algumas profissões.
  • As necessidades dos alunos são avaliadas, sendo proposto um apoio personalizado para a orientação.
  • O conselho de turma do primeiro período dá uma primeira indicação do nível de sucesso nas diversas disciplinas.

Segundo período: Informar-se e refletir

  • Os alunos recebem uma ficha de diálogo para comunicar a sua escolha de orientação para o ano de «première» (11.º ano), na via de ensino geral ou tecnológica.
  • O conselho de turma emite uma proposta provisória de orientação, servindo de base para a escolha definitiva.

Último período: Escolher, decidir-se

Maio: os alunos e família emitem as suas escolhas definitivas de orientação, incluindo vias de ensino de «première» (11.º ano), retenção, reorientação profissional ou outros cursos.

Junho: Resposta definitiva do conselho de turma

  • O conselho de turma responde com uma proposta de orientação (via de ensino do ano de «première» [11.º ano] ou retenção).
  • Se a proposta for conforme a escolha do aluno, torna-se uma decisão de orientação notificada pelo diretor do estabelecimento.
  • Se a proposta diferir da escolha do aluno, o diretor do estabelecimento toma a decisão final, depois de uma reunião com a família.
  • Em caso de desacordo persistente, a família pode recorrer junto de uma comissão de recurso que decretará a decisão definitiva de orientação.

Ciclo terminal da via de ensino geral:

  • Os alunos seguem todos os mesmos ensinamentos comuns.
  • No ano de «première» (11.º ano), os alunos escolhem três disciplinas de especialidade de entre diversas opções.
  • No ano de «terminale» (12.º ano), mantêm duas das referidas disciplinas, aprofundando a sua especialização com vista ao ensino superior.
  • As escolhas dos ensinamentos de especialidade devem ser feitas consoante os interesses, pontos fortes e projetos de formação pós-secundários dos alunos.

A reforma do «baccalauréat» de 2021 alterou os ensinamentos liceais, a partir do ano de «seconde» (10.º ano), e as etapas da escolha de orientação foram adaptadas em conformidade.

Fórum de especialidades

Todos os anos, geralmente em meados de fevereiro, o LFCL organiza o fórum de especialidade. Mais informações a serem colocadas