Perguntas frequentes sobre o serviço de restauração
1- CONFECIONAR E CONCEBER AS REFEIÇÕES
Quantas refeições são confecionadas diariamente?
O número de refeições confecionadas depende do dia da semana e do número de alunos inscritos. Em média, são entre 1000 e 1300 refeições que são confecionadas diariamente para todos os alunos e funcionários do estabelecimento.
Como são confecionadas as refeições?
Todos os produtos são preparados no liceu pelas nossas 3 cozinheiras e 15 ajudantes de cozinha. Regra geral, iniciam a preparação na véspera, para que tudo esteja pronto às 11h15 quando os primeiros alunos chegam ao refeitório.
É dado grande cuidado pela equipa a esta confeção, e a maior parte dos produtos são frescos e processados no local. Por exemplo, as batatas fritas são caseiras e a equipa descasca 500 kg de batatas para assegurar o serviço de 1300 refeições. O peixe também pode ser panado no local, a partir de peixe fresco. O peixe é esviscerado, os filetes são cortados e o pão é ralado no local pela equipa da cozinha. A confeção local é uma das grandes forças da restauração, participando da grande qualidade do nosso serviço de restauração.
Como é composta a ementa?
Cada ementa é constituída por sopa, entrada (mais frequentemente legumes crus), prato principal e respetivo acompanhamento (são sempre propostas hortaliças), sobremesa e fruta.
Como e por quem são elaboradas as ementas?
As ementas são propostas pela responsável pelo serviço de restauração, acompanhada pela chefe de cozinha, com base nas regras nutricionais definidas pela DGE (Direção-Geral da Educação). São depois submetidas para aprovação da nossa enfermeira-nutricionista que verifica a sua conformidade com o equilíbrio nutricional e controla a qualidade dos produtos utilizados. Estas ementas procuram conjugar o respeito pela sazonalidade dos produtos, o respeito pelo ambiente (nomeadamente com produtos locais), as regras sanitárias, os condicionalismos logísticos (pessoal e instalações). Estas ementas são também alvo de discussão com os alunos e representantes de pais e encarregados de educação, por ocasião das comissões de restauração.
Qual é a quota de produtos processados e de produtos preparados no local?
A grande maioria dos produtos propostos na ementa são frescos e preparados no local. Também são comprados produtos congelados, mas evitamos tanto quanto possível os produtos processados.
Qual é a quota de produtos locais e biológicos na composição das ementas?
O estabelecimento está sensibilizado para a origem e qualidade dos produtos confecionados, pelo que é realizado um trabalho significativo no momento do abastecimento para privilegiar produtos locais e circuitos curtos. Tenta-se também propor produtos provenientes da agricultura biológica, mas somos confrontados com as dificuldades de uma rede de distribuição ainda emergente em Portugal e ainda não dimensionada para as nossas necessidades. Os produtos biológicos servidos são materializados por uma informação destinada aos utentes do serviço.
Quantas pessoas trabalham no serviço de restauração?
L’établissement respecte la norme HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point). Il s’agit de la norme appliquée également dans les établissements scolaires en France qui établit un protocole normé des contrôles et des processus à mettre en œuvre pour la circulation des flux (propre-sale), le contrôle des produits, le nettoyage des surfaces notamment. Le respect de ce protocole fait l’objet d’audits sur place plusieurs fois par an de la part d’un cabinet indépendant contracté par le lycée.
Combien de personnes travaillent à la restauration ?
São 19 pessoas a tempo inteiro e 14 a tempo parcial, sem contar o pessoal responsável pela vigilância.
2– ALMOÇAR NO REFEITÓRIO
Quanto tempo têm as crianças para comer?
No pré-escolar: os serviços têm a duração de 45 min. A refeição tem a duração de 30 min. Há um tempo de higienização das mesas depois de cada serviço.
Na primária: Os alunos não têm limite de tempo para tomar a refeição. No entanto, observa-se que os alunos permanecem cerca de 25 minutos no refeitório.
No colégio: A pausa para almoço dura 1h00 e cada aluno semi-interno dispõe de pelo menos 25 minutos para comer.
Como um aluno passa pelo refeitório?
Os alunos do pré-escolar e do «CP» (1.º ano) vão diretamente para a sala de refeição sob a vigilância dos auxiliares de educação, sendo servidos à mesa pelas nossas equipas. A partir do «CE1» (2.º ano), os alunos passam no self-service com um tabuleiro.
As crianças têm escolha entre diversos pratos?
Para os alunos do pré-escolar e do «CP», a refeição não oferece escolha, pois é servida à mesa. A partir do «CE1» (2.º ano), os alunos têm escolha entre 3 ou 4 entradas, 2 pratos principais, 2 ou 3 sobremesas e 2 ou 3 frutas.
Como garantir que a escolha proposta aos alunos a partir do «CE1» (2.º ano) não é contraditória com os princípios do equilíbrio alimentar?
As nossas equipas estão presentes para sensibilizar os alunos para a composição de uma ementa equilibrada. Deve, sobretudo, ser realizado um trabalho de sensibilização. Deve incluir simultaneamente ações na escola, no âmbito da Comissão para Educação, Saúde e Cidadania (CESC) e um trabalho em casa. A título exemplificativo, os currículos da primária incluem uma vertente de sensibilização para a nutrição. Da mesma forma, é realizada anualmente com os alunos de «5ème» (7.º ano) uma operação de pequeno-almoço.
Qual a quantidade de comida proposta aos alunos?
As quantidades são adequadas à idade dos alunos, cumprindo as regras da DGE: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/oere.pdf. Em qualquer caso, é possível aos alunos pedirem para repetir.
Quantas vezes por semana é proposto peixe no refeitório?
Duas vezes por semana.
É possível solicitar mais comida?
Existe especialmente, na linha de self-service, uma secção para os alunos que pretendem mais comida. Os alunos estão acostumados e os pedidos são diários e numerosos. Para evitar o desperdício alimentar, a comida adicional é dada aos alunos que comeram tudo o que estava no prato.
Como são vigiados os alunos?
No pré-escolar: os alunos de «PS» (1.º ano do J.I.) são acompanhados pelas auxiliares de educação e 3 vigilantes adicionais. Cada turma de «MS» (2.º ano do J.I.) tem um vigilante dedicado para a refeição, havendo 2 vigilantes adicionais. Cada turma de «GS» (3.º ano do J.I.) tem um vigilante dedicado para a refeição, havendo 2 vigilantes adicionais.
Na primária: Há um vigilante por turma de «CP» que vigia, distribui os pratos com as refeições e levanta os pratos até ao tabuleiro. De seguida, leva a turma até ao recreio. Para todas as outras turmas, há três vigilantes em permanência (dois a vigiar no refeitório e um na entrada da restauração).
No colégio: A equipa de vida escolar vigia os alunos durante a pausa para almoço e garante o bom desenvolvimento da refeição dos alunos. Os auxiliares de educação estão presentes no exterior (fila de espera) e no interior do refeitório.
Existe algum sistema de seleção de resíduos?
Os resíduos são colocados em diversos contentores dedicados: lixo orgânico, cartão, plástico e vidro.
3– INSCRIÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOBRE A RESTAURAÇÃO ESCOLAR
Quais são as modalidades de inscrição na restauração escolar?
A inscrição é realizada no início do ano letivo, sendo válida pelo ano todo. Qualquer decisão de desistência de enquadramento no regime de aluno semi-interno no período seguinte deve ser objeto de pedido escrito e comprovado dirigido à diretora, até à última quinzena do período anterior (ou seja de 15 a 31 de dezembro e de 15 a 31 de março).
Quais alunos podem beneficiar do refeitório?
Todos os alunos do pré-escolar e da primária e os alunos do colégio até ao ano de «3ème» (9.º ano) podem beneficiar do serviço de restauração. Os alunos bolseiros das turmas superiores podem também beneficiar do serviço de refeitório, mediante pedido das famílias e após aprovação da diretora do estabelecimento.
Onde posso encontrar as ementas?
No nosso sítio eletrónico. Existe também uma ementa afixada em diversos locais do liceu e na entrada do self-service.
Quais são as instâncias que atuam sobre o funcionamento do refeitório?
Existe uma comissão de restauração que reúne uma a duas vezes por ano. Os pais e encarregados de educação, através das respetivas associações, os alunos, os funcionários e a equipa de direção são representados na mesma.
Como posso fazer chegar observações sobre o serviço de restauração?
Existem várias formas: pode escrever para as associações de pais e encarregados de educação (GPE & FCPE) que o representam nas comissões. Também tem a possibilidade de apresentar uma reclamação através do «livro de reclamações» que poderá encontrar no gabinete do Sr. Carapito, no serviço de intendência.