Apresentação & currículo
No LFCL, apenas propomos a via de ensino geral. Da «Seconde générale» à «Terminale générale» (10.º ano ao 12.º ano da via de ensino geral), o LFCL oferece um ensino rigoroso que segue o currículo escolar estabelecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. A missão do liceu é garantir o sucesso de cada aluno e preparar este para a prossecução dos seus estudos no ensino superior. O ano de «seconde» (10.º ano) tem como objetivo deixar aos alunos as escolhas mais abertas possíveis. Durante este ano, é-lhes dispensada uma cultura geral comum, que lhes permite descobrir em simultâneo novas áreas literárias, económicas, científicas ou tecnológicas. Associa:
- ensinos comuns, cujo peso é muito forte (80 % do horário do aluno).
- ensinos de exploração à escolha. Entre eles, deve ser obrigatoriamente escolhido um ensino na área da economia.
«Seconde générale» (10.º ano da via de ensino geral)
Ensinos comuns
Ensinos opcionais
Ensinos gerais:
Artes:
Ciclo terminal das vias de ensino geral
Ensinos comuns – vias de ensino geral
- EMC (vias de ensino geral e tecnológico)
- Ensino científico(via de ensino geral)
- Éducation physique et sportive (EPS – voies générale et technologique)
- Francês («première» [11.º ano], vias de ensino geral e tecnológico)
- História-geografia (via de ensino geral e via de ensino tecnológico)
- Línguas estrangeiras (vias de ensino geral e tecnológico)
- Matemática («1ère» [11.º ano])
- Filosofia («terminale» [12.º ano], via de ensino geral e via de ensino tecnológico)
Ensinos de especialidade – via de ensino geral
Ensinos opcionais – vias de ensino geral
- Línguas e culturas da Antiguidade
- Direito e grandes questões do mundo contemporâneo («terminale» [12.º ano])
- Matemática complementar («terminale» [12.º ano])
- Matemática especializada («terminale» [12.º ano])
- Línguas estrangeiras
- Artes
- Teatro
Deixaram de haver agrupamentos na via de ensino geral, mas existem agora percursos escolhidos por cada aluno consoante os seus gostos e ambições.
Desde 2021, o «baccalauréat» (exame final do ensino secundário francês e de acesso ao ensino superior) assenta em parte numa avaliação contínua e em provas terminais. A prova escrita e oral antecipada de francês decorre no final do ano de «première» (11.º ano). No ano de «terminale» (12.º ano), decorrem, na primavera, duas provas escritas relativas aos ensinos de especialidade e, em junho, duas provas: a escrita de filosofia e a oral preparada durante os anos de «première» (11.º ano) e «terminale» (ciclo terminal). A avaliação contínua é constituída por avaliações comuns organizadas durante o ciclo terminal.
Política de línguas no LFCL
Horários
Horários do portão no secundário
Horários das aulas
7h55 Entrada dos alunos
Início da aula 8h00 / Fim da aula 8h55
Início da aula 9h00 / Fim da aula 9h55
Início da aula 10h00 / Fim da aula 10h50
Recreio: 10h50 – 11h10
Início da aula 11h10 / Fim da aula 12h00
Início da aula 12h05 / Fim da aula 12h55
Pausa para almoço: 12h55 – 14h05
14h00 Entrada dos alunos
Início da aula 14h05 / Fim da aula 15h00
Início da aula 15h05 / Fim da aula 16h00
Recreio: 16h00 – 16h15
Início da aula 16h15 / Fim da aula 17h05
Início da aula 17h10 / Fim da aula 18h00
Equivalência com o sistema português
Serviço de vida escolar
O Conselheiro Principal de Educação (CPE) organiza o serviço de vida escolar e coordena os Auxiliares de Educação.
As responsabilidades do serviço de vida escolar são divididas em três áreas:
funcionamento do estabelecimento de ensino: controlo do número e da assiduidade dos alunos, vigilância e segurança dos alunos;
colaboração com o pessoal docente: trocas de informação com os professores sobre o comportamento e o desempenho escolar dos alunos, nomeadamente em caso de dificuldade ou absentismo, para definir soluções em conjunto; participação no conselho de professores e nos conselhos de turma, colaboração na implementação dos projetos;
animação educativa: relações e contactos diretos com os alunos a nível coletivo (turmas ou grupos) e a nível individual (comportamento, trabalho, problemas pessoais); sala de convívio dos alunos do colégio e sala de convívio dos alunos do liceu e organização dos tempos de lazer; organização da concertação e da participação (formação, eleição e reuniões dos alunos delegados de turma, participação nos conselhos de estabelecimento).
Luta contra o bullying escolar
Material escolar & manuais
A lista pode ser consultada no nosso artigo dedicado ao início do ano letivo: clique aqui