Rede AEFE

Le réseau AEFE

A AEFE reúne 552 escolas do ensino básico e secundário localizadas fora do território francês, em 139 países, que propõem um ensino conforme a exigência dos currículos do Ministério da Educação Nacional francês. Estes estabelecimentos homologados transmitem valores humanistas – tolerância, igualdade de géneros, igualdade de oportunidades, curiosidade intelectual, promoção do espírito crítico… – permitindo seguir uma escolaridade ininterrupta, do pré-escolar até ao «baccaulauréat» (exame final do ensino secundário francês). Beneficiando da sua integração numa rede internacional dinâmica, atrativa e aberta, oferecem uma formação particularmente enriquecedora.

A gestão desta rede mundial é assegurada pela Agence pour l’Enseignement Français à l’Étranger (AEFE – Agência para o Ensino Francês no Estrangeiro), estabelecimento público francês com caráter administrativo, criado em 1990 e tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus francês.

Conheça o sítio da AEFE através da seguinte hiperligação.

Carte implantation AEFE

Valores da AEFE em três palavras

1. Excelência

O sucesso de todos constitui uma ambição afirmada em todos os estabelecimentos da rede, que se podem orgulhar de uma excelente taxa de sucesso no «baccalauréat» (exame final do ensino secundário francês e de acesso ao ensino superior, com taxa de sucesso de 96,7 % em média, 100 % em vários estabelecimentos), superior à dos liceus em França. A maior parte dos alunos que completam o ensino secundário acedem, de seguida, às grandes escolas e às melhores universidades internacionais.

2. Partilha

Locais de intercâmbios e encontros linguísticos e culturais, vetores de uma experiência partilhada, assente em valores fortes, os estabelecimentos escolarizam jovens de todos os horizontes. Uma política de línguas ambiciosa permite, simultaneamente, integrar alunos nacionais, ensinar a língua do país anfitrião a todos os alunos e promover o plurilinguismo num contexto multicultural.

3. Projeção

Ao receber, entre os seus alunos, crianças dos países anfitriões e estrangeiros de países terceiros, a rede contribui para a projeção da língua e cultura francesas. Ao cultivar a comunicação e a compreensão interculturais, constrói afinidades sustentáveis entre aqueles alunos e a França.

Alguns números

  • Mais de 370.000 alunos, entre os quais 60 % são estrangeiros e 40 % são franceses
  • 522 estabelecimentos implantados em 139 países
  • Cerca de 17.000 alunos completam anualmente o ensino secundário
  • Mais de 6.500 funcionários dos quadros do Ministério da Educação Nacional francês e milhares de funcionários recrutados localmente

As missões da AEFE são as seguintes:

  • Assegurar, a favor das crianças de nacionalidade francesa, residentes no estrangeiro, as missões de serviço público relativas à educação.
  • Contribuir para o reforço das relações de cooperação entre os sistemas educativos francês e estrangeiros, em prol dos alunos franceses e estrangeiros.
  • Contribuir, nomeadamente através da receção de alunos estrangeiros, para a projeção da língua e cultura francesas.
  • Apoiar as famílias dos alunos franceses ou estrangeiros a suportar as despesas de educação, zelando simultaneamente pela estabilização das propinas.
  • Consentir bolsas às crianças de nacionalidade francesa matriculadas em escolas e estabelecimentos franceses no estrangeiro.

Estabelecimentos em gestão direta (EGD)

Le réseau AEFE

Os EGD (estabelecimentos em gestão direta) são constituídos por serviços desconcentrados da AEFE. São dotados de um gestor orçamental secundário, do diretor e de um contabilista secundário. São componentes do estabelecimento público e o seu orçamento é agregado anualmente ao da AEFE. A Agência consente aos mesmos subsídios e remunera o pessoal do quadro que neles desempenham as suas funções. O Liceu Francês Charles Lepierre de Lisboa integra a rede dos 68 estabelecimentos em gestão direta.

Zona da Península Ibérica

A rede da Península Ibérica de estabelecimentos de ensino francês abrange 23 estabelecimentos em Espanha e 3 em Portugal. É a mais importante da Europa e integra a rede escolar francesa mundial da AEFE e da MLF («Mission laïque française» ou Missão Laica Francesa).

Consulte o sítio oficial da Zona Ibérica através da seguinte hiperligação.

Projetos comuns da Zona da Península Ibérica

Instituto Regional de Formação da Zona da Península Ibérica: O Liceu Francês de Barcelona (Espanha)

Le réseau AEFE Ibérique

A rede AEFE é dividida em grande área de mutualização (16, no total). Em cada uma das áreas, um Instituto Regional de Formação (IRF), cujo funcionamento respeita os princípios de governação associando todos os atores, tem por principal vocação promover, estruturar e coordenar os mecanismos de formação remota de todo o pessoal, apoiando a dinâmica de desenvolvimento da rede.

Em substituição dos antigos «estabelecimentos mutualizadores», os Institutos Regionais de Formação (IRF), que coordenam os projetos de zona, devem permitir satisfazer as necessidades de formação acrescidas, suscitadas pela dinâmica de desenvolvimento da rede. Acarretam um reforço quantitativo e qualitativo à formação, a favor de todo o pessoal.

Instalados num dos estabelecimentos da zona, os IRF gerem os meios desconcentrados da AEFE e os meios mutualizados da sua zona ao serviço dos estabelecimentos e em conformidade com as regras definidas pela Agência.

Com uma preocupação de transparência reforçada para os contribuintes, são dotados de duas instâncias:

  • o Conselho Pedagógico e Científico (CPS), que elabora a política de formação e desenvolvimento profissional do pessoal, articulando as necessidades expressas pelos estabelecimentos, no seio de núcleos de formação, e as orientações da AEFE;
  • o Conselho dos Assuntos Administrativos e Financeiros (CAAF), instância de diálogo e decisão, aberta a todos os intervenientes do mundo educativo da zona, que valida e implementa o plano regional de formação do pessoal.