Nesta página, irá conhecer o conjunto de projetos levados a cabo pelos nossos alunos, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Adotados em setembro de 2015 por 193 países nas Nações Unidas, os ODS constituem um plano de ação pela paz, humanidade, planeta e prosperidade, que necessita da implementação de parcerias com múltiplos atores. Ambicionam transformar as nossas sociedades, erradicando a pobreza e assegurando uma transição justa para um desenvolvimento sustentável até 2030.
Escuna «Tara Ocean»
Visita da escuna científica «Tara Ocean» no porto de Cascais com os eco-delegados do «CM1» (4.º ano) à «Terminale» (10.º ano). Esta escuna tem como missão investigar a qualidade dos oceanos para partilhar as suas pesquisas com o maior número de pessoas, entre as quais políticos, para melhorar a vida dos oceanos. No seguimento desta visita, foi realizada uma composição de percurso de expedição virtual de entre as escalas efetuadas pela «Tara Ocean» no mundo, para sensibilizar os alunos para as problemáticas locais de desenvolvimento sustentável.
Patchwork colaborativo
Aprendizagem da costura e trabalho de motricidade fina com a criação de um patchwork com retalhos de tecidos reciclados por todos os alunos da «grande section» (3.º ano do J.I.).
«Sang pour sang solidaire» (Sangue solidário)
Disponibilização de duas máquinas dispensadoras de proteções higiénicas nos sanitários do estabelecimento e apresentação de proteções «sustentáveis» (penso higiénico de algodão e copo menstrual).
Na sequência deste projeto, foi realizada com a associação CRESCER uma recolha de produtos higiénicos e de cuidados destinada às mulheres lisboetas em situação precária. Esta recolha foi acompanhada por intervenções de uma hora nas turmas de «seconde» (10.º ano) e «terminale» (12.º ano), para falar do período e da pobreza menstrual.
Contra o assédio
Intervenção sobre o assédio numa turma de «4ème» (8.º ano) e customização de uma escadaria com frases sensibilizadoras e positivas.
Uso das redes sociais
Intervenções sobre as redes sociais, retomando a carta das redes sociais do estabelecimento, e sensibilização em todas as turmas de «quatrième» (8.º ano).
Formação dos eco-delegados
Lançamento de uma reflexão sobre o seu papel no estabelecimento, aprofundamento do seu conhecimento das problemáticas ambientais e sociais relativamente ao desenvolvimento sustentável e definição de ações que poderão ser desenvolvidas no estabelecimento.
Todos no jardim
Visita de um jardim comunitário denominado Agrofloresta, observação da biodiversidade animal e vegetal e colheita de espécies vegetais para estudo na turma.
Todos no mercado!
Visita do mercado de Campo de Ourique para compra de legumes da época, para confecionar uma boa sopa. Sensibilização para o consumo responsável de frutas e legumes da época.
«Stéréotypes – Stéréomeufs» (Estereótipos – Estereo-miúdas)
No âmbito do programa de francês de «cinquième» (7.º ano) «Com outrem: família, amigos, redes», alunos deste nível de ensino tiveram aulas sobre os estereótipos de género na disciplina de francês e de um ponto de vista biológico na disciplina de biologia.
Na pele de Bordalo II
Depois da visita à exposição de Bordalo II no Edu Hub, duas turmas de «grande section» (3.º ano do J.I.), colocaram-se na pele do artista ao recolher madeira/plástico nas margens do Tejo e ao fabricar, posteriormente, em sala de aulas, uma obra à maneira do Bordalo II com o que os alunos tinham recolhido.
Natal Solidário
Recolha de roupa, jogos e livros para a Emmaüs e de géneros alimentícios para a AMI.
Estereótipos na escola
Intervenções para falar dos estereótipos de género menina/menino com os alunos de «CP» (1.º ano), com o apoio do livro juvenil intitulado «Dînette dans le tractopelle», com leitura, debates e jogos.
Jardinemos!
Instalação de hortas no pré-escolar e organização de um espaço para horta a nível da primária.
Oficina Educação para a Sexualidade e Igualdade
Realização de 3 oficinas de educação para a sexualidade e igualdade nas turmas de «troisième» (9.º ano): Oficina Vida afetiva / Oficina Identidades de género e orientação sexual / Conferência de planeamento familiar, IST e métodos contracetivos. Seguiu-se a disponibilização de uma máquina dispensadora de preservativos (pagos).
Limpeza de praia
Recolha de lixo na praia da Costa da Caparica para sensibilizar os alunos para a preservação dos oceanos.
Violências contra as mulheres
Sessões em francês sobre violências contra as mulheres com o apoio do livro de Mathieu Palain «Nos pères, nos frères, nos amis» e encontro com o autor.
Visita de cooperativa
Visita da cooperativa integral denominada RIZOMA, para descobrir um sistema de cooperativa alimentar e de consumo: explicação do funcionamento da cooperativa, visita da cooperativa, jogos educativos, oficina de culinária.
Troca de roupa
Implementação de troca de roupa, mercado têxtil solidário onde os alunos trouxeram roupa usada para trocá-la contra outro vestuário, com base num sistema de pontos.
Oficina contra as dependências
Implementação de troca de roupa, mercado têxtil solidário onde os alunos trouxeram roupa usada para trocá-la contra outro vestuário, com base num sistema de pontos.
Oficina up-cycling
Durante a pausa para almoço, oficinas de up-cycling com: puzzle educativo dedicado ao tema do mar e da terra, fabrico de grinalda com retalhos de tecido reciclados e fabrico de grinalda com botões.