Na primária

Currículos

Os alunos ingressam para a escola primária no ano em que completam 6 anos de idade.

A escola primária é constituída pelos ciclos 2 e 3, desenvolvendo-se cada um em três anos:

  • Ciclo 2, ciclo das aprendizagens fundamentais («CP» / «CE1» / «CE2» – 1.º, 2.º e 3.º anos)
  • Ciclo 3, ciclo de consolidação («CM1» / «CM2» / «6ème» – 4.º, 5.º e 6.º anos)

Os currículos implementados no Liceu Francês Charles Lepierre são conformes os do Ministério da Educação Nacional francês (hiperligação para os currículos), que são ministrados em todos os estabelecimentos franceses, na França e no estrangeiro. Os alunos frequentam 26h de aulas semanais.

As aprendizagens letivas assentam numa base comum de conhecimentos e competências, definida pelo Ministério da Educação Nacional francês.

A missão da nossa escola encontra-se focada no sucesso do percurso individual de cada criança. Os alunos que necessitam de mecanismos de ajuda ou apoio no tempo de aulas, até de ajuda personalizada, podem beneficiar dos mesmos mediante proposta dos docentes.

Organização dos ensinos por ciclos

Ciclo 2

O ciclo das aprendizagens fundamentais é constituído por três anos de escolaridade:

  • «Cours Préparatoire» («CP» – 1.º ano)
  • «Cours Élémentaire première année» («CE1» – 2.º ano)
  • «Cours Élémentaire deuxième année» («CE2» – 3.º ano)

Este ciclo garante a estruturação das aprendizagens fundamentais e instrumentais.

Áreas disciplinares:

  • Francês
  • Matemática
  • Educação física e desportiva
  • Línguas estrangeiras (língua do país anfitrião: português & língua estrangeira: inglês)
  • Questionar o mundo
  • Educação artística
  • Educação moral e cívica

Ciclo 3

O ciclo dos aprofundamentos é constituído por três anos de escolaridade:

  • «Cours Moyen 1ère année» («CM1» – 4.º ano)
  • «Cours Moyen 2ème année» («CM2» – 5.º ano)
  • «6ème» (6.º ano, no colégio)

No ciclo de aprofundamentos, o aluno continua a adquirir as bases da sua educação. Adquire conhecimentos com maior reflexão e autonomia. Deve integrar os saberes, o know-how e os métodos de trabalho pessoal imprescindíveis à uma escolaridade bem sucedida no colégio.

Áreas disciplinares:

  • Francês
  • Matemática
  • Educação física e desportiva
  • Línguas estrangeiras (língua do país anfitrião: português & língua estrangeira: inglês)
  • Ciências e tecnologias
  • História e geografia
  • Educação artística
  • Educação moral e cívica

Pode encontrar informações adicionais sobre os currículos no sítio do Ministério da Educação Nacional francês.

Percurso linguístico

A língua portuguesa é ensinada a todos os alunos. Este ensino abrange conteúdos linguísticos, mas também elementos culturais do país e ensinos «não linguísticos». O português é a língua do país anfitrião, pelo que o volume horário é mais elevado do que para uma língua estrangeira (3h30 e 3h45 semanais, consoante o ciclo). Os alunos não lusófonos serão integrados, durante o prazo máximo de dois anos, num grupo diferenciado de «português de acolhimento», para adquirir os conhecimentos básicos da língua antes de juntar-se aos restantes alunos da turma.

O inglês é ensinado enquanto língua estrangeira durante 1h30 por semana.

Horários

Antes do período letivo

A vigilância dos alunos é assegurada por um serviço de receção de crianças (gratuito), a partir das 7h50, hora em que são abertas as portas do estabelecimento de ensino.

Horários

Os horários podem ser consultados aqui.

Refeição

Os alunos podem ser externos ou semi-internos. Existem dois pacotes de refeições (4 dias por semana / 5 dias por semana, se o seu educando participar das atividades extracurriculares organizadas pelo estabelecimento). Os alunos externos devem ser entregues no final das aulas da manhã e voltar para o estabelecimento a partir das 12h50.

Para os alunos que almoçam no refeitório da escola:

  • Os alunos de «CP» (1.º ano) são servidos à mesa.
  • Os mais velhos são servidos no self-service.

Fim das aulas

Os pais e encarregados de educação vêm buscar os educandos na zona coberta do pátio de receção.

As pessoas que vêm buscar as crianças devem ser portadoras de um cartão de entrada (facultado no início do ano letivo a 4 pessoas, no máximo, por criança).

A partir do «CE2», os alunos podem ser autorizados a saírem sozinhos do estabelecimento.

Equivalência com o sistema português

Material escolar

  • Lista de material e manuais para as turmas de «CP» (1.º ano): clique aqui (atualização de 07/06/2023)
  • Lista de material e manuais para as turmas de «CE1» (2.º ano): clique aqui (atualização de 07/06/2023)
  • Lista de material e manuais para as turmas de «CE2» (3.º ano): clique aqui (atualização de 07/06/2023)
  • Lista de material e manuais para as turmas de «CM1» (4.º ano): clique aqui (atualização de 07/06/2023)
  • Lista de material e manuais para as turmas de «CM2» (5.º ano): clique aqui (atualização de 07/06/2023)
  • Lista de manuais vendidos pela Nouvelle Librairie Française para a escola primária: clique aqui (atualização de 19/06/2023)