Os nossos alunos comprometem-se

O Liceu Francês Charles Lepierre tem a sorte de contar com alunos muito investidos na vida do estabelecimento.

– Conselho de Vida dos Alunos do Liceu (CVL)

O Conselho de Vida dos Alunos do Liceu (CVL) é uma instância constituída por 10 alunos do liceu e 10 adultos do estabelecimento. Os alunos do CVL são eleitos pelo conjunto de alunos do liceu. O CVL representa todos os alunos do secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) e propõe projetos e ações para melhorar a vida dos alunos. Anualmente, nascem lindos projetos como a organização de torneios desportivos, por exemplo.

– Conselho de Vida dos Alunos do Colégio (CVC)

O Conselho de Vida dos Alunos do Colégio (CVC) é uma instância constituída por 10 alunos do colégio e 10 adultos do estabelecimento. Os alunos do CVC são eleitos pelo conjunto de alunos do colégio (2º e 3º ciclos do ensino básico). O CVC representa todos os alunos do colégio e propõe projetos e ações para melhorar a vida dos alunos. Anualmente, nascem lindos projetos como a organização de recolhas por ocasião do Natal destinadas a associações, por exemplo.

– Embaixadores Contra o Assédio (ACH)

Os embaixadores contra o assédio são alunos de referência, capazes de sensibilizar os seus pares para o fenómeno do assédio, identificar e assinalar sinais de assédio e promover projetos no estabelecimento.

São formados anualmente embaixadores que intervêm, por exemplo, em diversas turmas para sensibilizar os seus pares.

– JRI

No léxico jornalístico, os JRI são «jornalistas repórteres de imagem». No léxico da AEFE, são «jovens repórteres internacionais». Os #jriaefe são jovens alunos provenientes dos liceus franceses da AEFE, responsáveis por assegurar a cobertura mediática (nomeadamente, em suporte áudio e vídeo) dos eventos culturais, desportivos e educativos de diversas escalas, do estabelecimento de ensino até às grandes manifestações internacionais. Conheça as suas produções aqui

– Eco-delegados

O eco-delegado é eleito no seio da sua turma. Existe assim um eco-delegado por turma. Os eco-delegados são promotores de projetos acerca da ecologia e do desenvolvimento sustentável no estabelecimento.

Neste ano letivo de 2022-2023, o liceu teve a sorte de receber duas pessoas em missão de serviço cívico para acompanhar os alunos nos seus projetos:

  • Lena COHAS, em missão de serviço cívico em Cidadania;
  • Juliette FERREIRA, em missão de serviço cívico em Desenvolvimento Sustentável.